ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 54-1


Prêmio
54-1DEGRADAÇÃO ANAERÓBIA DA MATÉRIA ORGÂNICA COM PRODUÇÃO CONCOMITANTE DE CH4 E CO2 POR DOIS AMBIENTES TROPICAIS ALAGADOS.
Autores:Mello, R.C. (UFF - Departamento de Geoqiímica, Universidade Federal Flumisese) ; Barbosa, L.R. (UFF - Departamento de Geoqiímica, Universidade Federal Flumisese) ; Crapez, M.A.C. (BIOMAR -UFF - Departamento de Biologia Marinha) ; Bernardes, M.C. (UFF - Departamento de Geoqiímica, Universidade Federal Flumisese) ; Sabadini-Santos, E. (UFF - Departamento de Geoqiímica, Universidade Federal FlumiseseBIOMAR -UFF - Departamento de Biologia Marinha) ; Guerin, F. (IRD - Institut de Recherche pour le développement)

Resumo

Regiões alagadas e reservatórios de hidrelétricas localizados nos trópicos são considerados as principais fontes de metano para a atmosfera. Estas emissões estão relacionadas à degradação da matéria orgânica do solo e da biomassa vegetal inundada. O processo de degradação anaeróbio é mediado por microrganismos, que utilizam substratos orgânicos ou inorgânicos deste compartimento. Nosso objetivo foi comparar a composição da matéria orgânica sedimentar (carboidratos, lipídios e proteínas), o comportamento das formas nitrogenadas (NO₃⁻, NO₂⁻ e o NH₄⁺), o número de células bacterianas com a produção de gases (CH4 e CO2) de um lago e de um reservatório. O lago Pozo Hondo (Lago 4), situado no sistema de lagos de Yahuarcaca, localiza-se na margem colombiana do Rio Amazonas, e sofre influência das águas pretas provenientes do desfiladeiro Yahuarcaca. O reservatório do Funil está localizado no Rio Paraíba do Sul; é ambiente eutrofizado e recebe poluição oriunda das atividades antrópicas do vale do Paraíba Paulista. As incubações foram em atmosfera de N₂ a 25°C, sem agitação e os parâmetros foram quantificados semanalmente. Em ambas as áreas, a produção inicial de metano foi baixa, indicando que os processos oxidativos de degradação da matéria orgânica geraram CO2. Após o 27º dia, houve uma substituição deste metabolismo oxidativo, passando a ocorrer a produção de metano. A degradação da matéria orgânica aminada produziu amônio, que foi oxidado em anaerobiose, com redução do ferro e produção de nitrito até o 196º dia de incubação. A partir desse momento, a oxidação anaeróbia do amônio produziu nitrato, dependente da produção de oxigênio pela enzima catalase. Portanto, observamos um aumento do NO₃⁻ a partir do 229º dia. A emissão de gases tende a diminuir com o decorrer do tempo devido ao consumo da matéria orgânica lábil. Ambas as áreas apresentaram esta tendência, porém o Lago 4 produziu gases em até duas ordens de grandeza a mais que o reservatório do Funil. Apesar de ser um ambiente eutrofizado, é questionável a labilidade desta matéria orgânica presente em grande quantidade. Portanto, é proposto um estudo mais aprofundado da composição da matéria orgânica para entender os processos que estão ocorrendo.


Palavras-chave:  degradação anaeróbia, lago Yahuarcaca, metano, reservatório do Funil